A vida útil da bateria de caminhões depende muito do que o motorista utiliza nas viagens e de que forma conduz e mantém o veículo.
Assim ocorre com qualquer componente, quando pequenas mudanças de hábitos possibilitam que equipamentos atinjam uma longevidade já prevista pelos fabricantes.
Normalmente, uma bateria de caminhão dura entre 2 e 2 anos e meio, no entanto, tudo depende dos cuidados a serem tomados no dia a dia da manutenção e condução do veículo.
Para evitar ficar na rua em função de uma pane elétrica, é importante estar atento a alguns sinais que o veículo apresenta e que iremos mencionar na sequência.
Neste post, apresentaremos dicas para que a vida útil da bateria de caminhões seja prolongada e como saber quando esse componente está prestes a falhar. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Sinais do veículo quando a bateria está chegando ao fim
Não é nada agradável ficar na rua devido às falhas que podem ocorrer, além do estresse gerado há, ainda, o problema com a segurança. Para evitar essas situações é importante estar atento aos sinais que o veículo apresenta.
Nesse caso, atente-se quando a bateria estiver chegando ao fim da sua vida útil, o mais comum está em tentar dar a partida do caminhão e o motor não responder.
Além disso, deve-se observar as seguintes situações:
-
luz de aviso no painel acesa,
-
faróis e luzes mais fracas do que de costume,
-
motor perdendo a sua potência,
-
falhas nos aparelhos eletrônicos.
Para avaliar e confirmar essa situação, use o densímetro, um aparelho que mede a corrente elétrica da bateria e que você normalmente encontra nas oficinas.
Como aumentar a vida útil da bateria de caminhões?
Algumas medidas podem ser tomadas para a manutenção da vida útil da bateria de caminhões, inclusive possibilitando o prolongamento desse tempo.
Para isso, você precisa estar atento às seguintes situações:
Partida do caminhão
Quando você for dar a partida do caminhão, não ligue nenhum outro equipamento antes de acioná-lo.
Esse é o momento em que a parte elétrica é mais exigida, conhecido como “pico da partida”.
Se os faróis, rádio ou outros equipamentos estiverem ligados nesse momento, ocorre uma sobrecarga que gradualmente vai danificando e diminuindo a vida útil da bateria.
Faça revisões periódicas
As revisões periódicas são essenciais para quem deseja economizar, porque é possível identificar algum problema em tempo de evitar maiores prejuízos com peças, equipamentos e a própria bateria.
No caso das baterias, é importante verificar a situação dos seguintes itens:
-
cabos,
-
chicotes,
-
conectores,
-
velas de ignição,
-
alternador,
-
motor de partida.
-
Paradas prolongadas do caminhão
-
Se o seu caminhão ficar parado por alguns dias, uma excelente ideia é desconectar a bateria.
Mesmo parado, ela vai sendo consumida de forma passiva, podendo se descarregar completamente.
Se o seu veículo possui uma chave geral, não será necessário desconectá-la, basta apenas desligá-la.
Equipamentos na cabine
O uso exagerado de equipamentos na cabine também é um grande inimigo da bateria, pois, quando o veículo está desligado, eles continuam consumindo energia.
Apesar do conforto que esses equipamentos oferecem, é importante verificar se não são causadores do consumo exagerado de energia, o que afeta diretamente a vida útil da bateria de caminhões.
Cuidado com o motor nos congestionamentos
Nos casos de congestionamentos, onde se sabe que a fila não vai andar, é recomendável não desligar o caminhão nas situações onde o “anda/para” são frequentes.
Como já mencionado, a partida do motor é o momento em que a bateria mais é utilizada, portanto, em casos de congestionamentos, onde a movimentação ocorre mesmo que lentamente, o ideal é deixar o motor ligado.
Esses pequenos cuidados possibilitam que a vida útil da bateria de caminhões alcancem as previsões dos fabricantes, reduzindo custos com investimentos e evitando problemas nas estradas.